Explicando Esclerose Múltipla

O QUE É ESCLEROSE MÚLTIPLA ?

 

Para os íntimos E.M. é uma doença desmienalizante do cérebro.

O cérebro é formado por células conhecidas como neurônios. Esses neurônios tem uma capa que se chama MILELINA, que os envolve fazendo com que eles consigam "conversar" entre eles, levando uma informação.
Se essa capa é danificada, a informação não consegue chegar onde deveria. Para ser mais fácil entender, é como se os neurônios fossem os fios de um sistema (cérebro) e a mielina fosse a capa desses fios. Um fio desencapado não consegue transmitir a eletricidade corretente. Os neurônios sem a mielina, não conseguem passar informação ocasionando problemas em várias partes do cérebro e do corpo consequentemente, por isso o MÚLTIPLA.

NÃO confundam Esclerose Múltipla com a esclerose senil que pode acometer pessoas de idade. São doenças diferentes.

Na E.M. podemos ter várias complicações (depende muito de cada pessoa) como problemas na visão, motores ou cognitivos.

 

O QUE SÃO OS PROBLEMAS MOTORES NA E.M. ?

Como cada pessoa é uma pessoa, a E.M. de cada pessoa também é diferente em sua forma e intensidade.
Problemas motores é tudo relacionado a locomoção (o andar).
Em minha pessoa, a E.M. não gerou falta de força muscular, mas um cansaço muscular. Também gerou um enrrigencimento dos músculos, o que me impede de dobrar a perna, por exemplo. Então ando bem devagar, e tenho que sentar para descansar de 5 em 5 minutos.

A E.M. é uma doença complicada !!! Pois apesar de eu ter forças, tenho que dar uma pausa para descansar pois senão o músculo não responde mais. A força para ficar em pé e me locomover é enorme !

Sempre me perguntam se malho muito, pois tenho a coxa toda torneada e com os músculos "aparentes" e fortes. Digo que malho todo dia só de ficar em pé e dar uns 4 passos ! rs

PROBELMAS VISUAIS NA E.M.

São vários ... Miopia, visão dupla, inflamações no nervo ótico, etc ...
Eu perdi a noção de profundidade frontal e lateral. Também tenho DIPLOPIA. "A diplopia, ou visão dupla, é a condição em que uma pessoa vê duas imagens de um mesmo objeto (...) Normalmente, cada olho produz uma imagem dos objetos, mas o cérebro as funde e as vê como se fossem uma só. Na diplopia o cérebro não consegue reuni-las e as vê como duas. A diplopia é dita monocular se a visão continua dupla num único olho, mesmo se o outro olho for ocluído e binocular se a visão dupla só ocorre quando se está olhando com os dois olhos e desaparece se um dos olhos for ocluído. Fala-se em poliplopia quando são percebidas três ou mais imagens superpostas, de um único objeto." (http://www.abc.med.br)
E também tenho uma falta de comando no músculo do olho, pois um olho vai para o canto e o outro só consegue chegar no mesmo lado depois de alguns milésimos de segundo. O que faz com que eu tenha que ficar olhando fixamente para algo para coseguir enxergar !
Por isso parei de dirigir !

Tem também a falta de equilíbrio. Mas vou deixar pra falar disso em outro post !

 

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]